InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Final Fantasy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Ike
Otaku
Otaku

Masculino
Número de Mensagens : 1862

MensagemAssunto: Final Fantasy   Qua Maio 14, 2008 3:48 am

Aqui fala-se de um dos franchises mais lucrativos no que toca a videojogos.

Começo pela introdução ao Final fantasy. O que é?
Bem, é um dos RPG mais lucrativos de sempre. Começo em 1987, sendo que a Square o considerou como o seu ultimo suspiro (Daí o nome Final fantasy).
O jogo apresentava uma história captivante, com personagens e um mundo para explorar.
Depois deste, vieram outros. xD A Saga deu-se muito bem no mercado, incluindo americano e Europeu. Algo que jogos rivais como dragon quest não o fizeram.

Várias "sequelas" (na verdade só ouveram 2 sequelas até agora na saga principal, consideremos então continuaçoes) surgiram após a 1ª aparição do jogo. A ela aliaram-se spin-offs, como por exemplo Final fantasy Tatics, que apresentava um esquema ao estilo jogo tatico de pc, Cristal cronicles, com combates em tempo real, e Chocobo dundeon, que remetia os carismaticos chocobos (uma das criaturas mais famosas do jogo e aquela que mais continuidade teve nos jogos) para personagens principais. Entre outros.

A nivel artistico os jogos tem muito que se lhe diga, mestres como Nobuo Uematsu, o aclamado compusitor musical da série final fantasy. E ainda mestres como Yoshinori Nojima (desiner dos 1ºs 5 final fantasys), Kasushige Nojima (desiner de nivel em jogos como Final Fantasy X, VII, VII, X-2, Kingdom hearts, entre outros, sendo que ainda continua a trabalhar em jogos como Final fantasy XIII e compactuou noutros jogos não final fantasy). Entre outros mestres.

O sistema de combate do jogo mais habitual são os combates aleatórios, onde no mapa mundo ou no ecrã de exploração, passamos para um ecra de batalha. As batalhas mais tipicas são as desenroladas por turnos. Porem, a Square Enix tem vindo a adaptar um sistema de combate real, onde o jogador pode evitar qualquer confronto denecessário (exemplo Final Fantasy XII). Claro que, as criticas divergem, pois há quem goste e quem não se tenha desabituado dos tipicos combates por turnos. Há ainda o ATB (active time Batle, que obriga o jogador a agir rapido, pois não há esperas por parte do enimigo. Costuma ser representado por uma barra, que enxe apos ser usada, como marcador de tempo de espera até à nossa proxima ordem)
O sistema de Level Up tambem sofreu alterações, sendo que a inicio usava-se o sistema de aumento de Jobs (onde encontrava-mos os tipicos Black Mage, Knight, Freelance, Ninja, etc).
Mas este tipo de sistema de evolução por jobs não se verifica em todos os final fantasys, como é o exemplo do VI.

Para mais, wikipedia. xD

Agora, falem da saga. Mas evitem falar de outro tipo de frenchise Final Fantasy. Aqui é só jogos.

Ver perfil do usuário
Rizumu
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 4545
Anime/Game : Bakemonogatari; Sengoku Basara ; K-On; Bakuman/ Minecraft ; LOL;
J-Artist : One OK Rock; Ling Tosite Sigure ; Thee Michelle Gun Elephant; Grapevine; People in the Box ; The Novembers

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qua Maio 14, 2008 9:33 am

Eu acho que sou das poucas pessoas que se arrisca a dizer "eu não gosto de Final Fantasy".

Va...podem-me matar agora xD
Ver perfil do usuário
CX
Nerd
Nerd

Masculino
Número de Mensagens : 190
Anime/Game : muitoooos
J-Artist : ASIAN KUNG-FU GENERATION

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qua Maio 14, 2008 4:17 pm

nunca joguei por isso nao posso dar uma opiniao formada Razz
Ver perfil do usuário
Byakuya
Geek
Geek

Masculino
Número de Mensagens : 310
Anime/Game : Animes: Fate Stay Night e FMA...Jogos: FFX, Kingdom Hearts, Disgaea e Hack G.U.
J-Artist : UVERworld, Asian Kung-Fu, Orange Range

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qua Maio 14, 2008 6:22 pm

não gostas Ri-chan? já não gosto de ti xD
eu pessoalmente gosto muito de Final Fantasy e até odeio as pessoas que o tratam por FF xD
o meu preferido até agora foi o Final Fantasy X e achei o XII fraquinho a nível de historia...a minha paixão por Final Fantasy já vem de muitos anos...quando joguei pela primeira vez o VIII fiquei logo viciado no jogo Razz
Ver perfil do usuário
Ike
Otaku
Otaku

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qua Maio 14, 2008 6:22 pm

Comentários magnificos. xD Ritsuka, vais levar com um Flare por não gostares de Final Fantasy.

Pessoal que goste de Final Fantasy, diga qualquer coisa.

Byakuya, FF é uma abreviatura. Tem de ser usada.
Final fantasy XII é melhor que o X, não me venhas com coisas pá. O novo sistema de batalhas é muito bom. Adorei usar Gambits pois facilitava-me a vida. E o facto de não haverem batalhas aleatórias só aumentava o interece pela exploração. A história estava muito boa, pois envolvia elementos politico/sociais num ambiente pos-guerra. Muito bom, se há final fantasy de que mais gostei foi do XII.

Última edição por Ike em Qua Maio 14, 2008 6:26 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Skizor
Otaku
Otaku

Masculino
Número de Mensagens : 1108
Anime/Game : One Piece, Bleach, Soul Eater, Hunter x Hunter, TTGL, Death Note, Code Geass, Erementar Gerad/TF2
J-Artist : Muitos

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qua Maio 14, 2008 6:24 pm

Tou cm a Ritsuka. eu nao axo final fantasy grande coisa. Acho k ha rpgs muito melhores.
Ver perfil do usuário http://animekingdom.forumsfree.org/index.htm
Ike
Otaku
Otaku

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qua Maio 14, 2008 6:27 pm

Skizor, isso há sempre. Mas porquê dizer isso num tópico de Final Fantasy? xD Mas a meu ver, Final Fantasy não tem rivais a nível de RPGs, caso contrário nem seria o maior franchise no mundo dos RPGs.
Ver perfil do usuário
Soubi-kun
Otaku
Otaku

Masculino
Número de Mensagens : 3311
Anime/Game : Loveless, Kuroshitsuji, Gakuen Heaven, D.Gray-man, Junjou Romantica... / FFVII, FFIX, FFX, FFX-2, FFXII, SMT: Digital Devil Saga, Persona 3/4, Okami, Shadow of the Colossus...
J-Artist : Nobuo Uematsu, Shoji Meguro, Yuki Kajiura, Ali Project, Kanon Wakeshima, Utada Hikaru, Olivia Lufkin...

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qui Maio 15, 2008 1:34 am

Eu apaixonei-me pelo Final Fantasy à uns anos, quando comprei o FF IX. E adorei *_*
Eu agora vou ver se jogo os anteriores...agora tou a jogar o FF VIII.
Eu adorei todos os FF's que joguei e não costumo fazer muitas comparações. Quanto ao FF XII, eu achei um grande jogo, não só em termos de graficos, como também de jogabilidade e gostei muito das novidades e do novo sistema de batalha. Claro que foi um bocado diferente, mas é um grande jogo.
Ver perfil do usuário
kami-sama
Japan Freak
Japan Freak

Masculino
Número de Mensagens : 559
Anime/Game : HONEY AND CLOVER/KINGDOM HEARTS 2
J-Artist : UVERworld

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qui Maio 15, 2008 2:06 am

pa mim ate hoje o melhor final fantasy que jogei foi o 9. provavelmente porque foi o 1º, mas mesmo em termos de historia, eu achei muito bom mesmo.
quanto a final fantasy 12, dou a minha sincera opiniao, nao gostei do jogo, ofereceram mo e inda nem sequer peguei nele, um primo meu passou mo, mas tenciono passa lo quando tiver cabeça pa isso.
Ver perfil do usuário
Ike
Otaku
Otaku

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qui Maio 15, 2008 2:27 am

O XII é excelente, passa-o aconselho-te (coisa que não fazia com o IX)
Ver perfil do usuário
Daimon
Japan Freak
Japan Freak

Masculino
Número de Mensagens : 525
Anime/Game : FFVII
J-Artist : Tetsuya Nomura

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qui Maio 15, 2008 7:27 pm

FF é a maior franchise de RPGs que existe. Embora nem todos os FF sejam os melhores RPGs já feitos. Acho que o ponto alto desta saga foi entre os FF 4 e FF 8. Apartir daí, a serie não conseguiu manter o mesmo nivel. Não quer dizer que os outros nao sejam bons, mas há sempre alguma coisa em que acabam por falhar. Tambem concordo com o Ike quando diz que o FF XII é melhor que o FF X, mas há dois aspectos em que o FF XII acaba por falhar redondamente. O primeiro são os summons. São fracos, feios e inuteis. O segundo aspecto e é o que eu considero mais grave, é a escolha do Vaan para protagonista. Isto porque, origialmente, seria o Bash o protagonista. Mas como o publico japones não se sentia atraido por uma personagem mais velha, escolheram o adolescente Vaan. só espero que o FFXIII e o FF versus XIII realmente surpreendam pela positiva.
Ver perfil do usuário
Skizor
Otaku
Otaku

Masculino
Número de Mensagens : 1108
Anime/Game : One Piece, Bleach, Soul Eater, Hunter x Hunter, TTGL, Death Note, Code Geass, Erementar Gerad/TF2
J-Artist : Muitos

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Qui Maio 15, 2008 8:59 pm

So kurto 2 final fantasy k é o VII e o VIII mas principalment o VIII
Ver perfil do usuário http://animekingdom.forumsfree.org/index.htm
Ike
Otaku
Otaku

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 4:49 am

Daimon escreveu:
FF é a maior franchise de RPGs que existe. Embora nem todos os FF sejam os melhores RPGs já feitos. Acho que o ponto alto desta saga foi entre os FF 4 e FF 8. Apartir daí, a serie não conseguiu manter o mesmo nivel. Não quer dizer que os outros nao sejam bons, mas há sempre alguma coisa em que acabam por falhar. Tambem concordo com o Ike quando diz que o FF XII é melhor que o FF X, mas há dois aspectos em que o FF XII acaba por falhar redondamente. O primeiro são os summons. São fracos, feios e inuteis. O segundo aspecto e é o que eu considero mais grave, é a escolha do Vaan para protagonista. Isto porque, origialmente, seria o Bash o protagonista. Mas como o publico japones não se sentia atraido por uma personagem mais velha, escolheram o adolescente Vaan. só espero que o FFXIII e o FF versus XIII realmente surpreendam pela positiva.

A meu ver o Final Fantsy XII e o X tem uma qualidade excelente. Quando dizes que a saga não conseguiu manter a qualidade obrigas-me a discordar. Agora, falando em spin offs, sim, a sua maioria não tem a mesma qualidade que as sagas principais, mas tambem, costumam ser jogos totalmente diferentes.

O Final Fantasy XII surpreendeu pela positiva. Bash não poderia ser personagem principal, viste a história? Para mim, o Vaan é um bocado como o Zidane ou como o Tidus, não gosto mto dele, mas é o personagem principal. Para alem do mais, ele nem fica com a rapariga. Se vires bem, há os típicos "jogos de balneario" entre personagens mais adultas, como é o caso de Balthear e Ashe. Quanto aos summons, bah, alguns não são assim tão maus. Mas tambem acho que há coisas mal pensadas que acontecem após a invocação de um esper. Como o desaparecimento de dois elementos da equipa. Agora, há maneiras de ajudar um esper a sobreviver num combate, como aumentando-lhe a defesa e dando-lhe energia. Depois até utilizavam o move final tipico.
Pá este e o Vagrant Story (eu tenho), foram os unicos jogos de Yasumi Matsuno que levaram nota maxima na Famitsu (40/40)
Ver perfil do usuário
Daimon
Japan Freak
Japan Freak

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 12:36 pm

Ike escreveu:

A meu ver o Final Fantsy XII e o X tem uma qualidade excelente. Quando dizes que a saga não conseguiu manter a qualidade obrigas-me a discordar. Agora, falando em spin offs, sim, a sua maioria não tem a mesma qualidade que as sagas principais, mas tambem, costumam ser jogos totalmente diferentes.

Sim, os spin offs realmente não são grande coisa. Até ao FF IX, a Square praticamente era a unica empresa a fazer RPGs de grande sucesso. Com o aparecimento da PS2, isso mudou. Apareceram novas empresas que conseguiam fazer jogos de grande qualidade, rivalizando com a Square. Como se não bastasse, tambem apareceram RPGs muito mais originais do que os FF. O que quero dizer é, se até aos FF da PSX a Square tinha os seus jogos num patamar mais alto do que a concorrencia, na PS2, os seus jogos não se destacam tanto. Pessoalmente, não considero o FFX e o FFXII os melhores da PS2. Há muito RPG melhor que esses 2. Por isso é que digo que a serie não manteve a mesma qualidade.

Ike escreveu:

O Final Fantasy XII surpreendeu pela positiva. Bash não poderia ser personagem principal, viste a história? Para mim, o Vaan é um bocado como o Zidane ou como o Tidus, não gosto mto dele, mas é o personagem principal. Para alem do mais, ele nem fica com a rapariga. Se vires bem, há os típicos "jogos de balneario" entre personagens mais adultas, como é o caso de Balthear e Ashe.

Sim, de facto surpreendeu. Gostei da evolução, principalmente nas lutas. Mas por ter visto a historia do Bash é que eu digo que ele é que devia de ter sido o protagonista. Tira o Vaan da historia e vê a falta que ele faz....ou seja nenhuma. O Vaan é protagonista, porque teve de ser. Foi só para agradar o publico japones (vi isto algures...se encontrar meto o link).

Ike escreveu:
Quanto aos summons, bah, alguns não são assim tão maus. Mas tambem acho que há coisas mal pensadas que acontecem após a invocação de um esper. Como o desaparecimento de dois elementos da equipa. Agora, há maneiras de ajudar um esper a sobreviver num combate, como aumentando-lhe a defesa e dando-lhe energia. Depois até utilizavam o move final tipico.
Pá este e o Vagrant Story (eu tenho), foram os unicos jogos de Yasumi Matsuno que levaram nota maxima na Famitsu (40/40)

Os summons são mesmo maus. No FFX para alem de serem visualmente espectaculares, ajudavam bastante nas lutas. No FFXII eles são inuteis. A unica vez que tive um gameover no FFXII, foi por ter chamado um summon. Eles são inuteis principalmente lá mais para o fim, que é quando deviam de ajudar mais. Por exemplo, as minhas 3 personagens mais desenvolvidas, tiram mais do que um summon. Então para que é que eles servem?

O Vagrant Story é excelente. Eu gostei do FFXII porque me fazia lembrar Vagrant Story...até porque ambos partilham o mesmo mundo.
Ver perfil do usuário
Byakuya
Geek
Geek

Masculino
Anime/Game : Animes: Fate Stay Night e FMA...Jogos: FFX, Kingdom Hearts, Disgaea e Hack G.U.

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 2:23 pm

Ike eu continuo a achar que a história do XII sucka...mas sou só eu...
e eu nem toquei no assunto do sistema de batalhas...ou falei?
eu gostei do sistema e por acaso as gambits até davam jeito...então para curar...
eu sou da opinião que a nível de historia o Final Fantasy X dá um bailinho ao XII e pronto olha...não me conseguem mudar a opinião porque tenho direito a ela
apoiado...no XII os summons não servem para nada...só para atrapalhar...e são feios
no X isso sim...o Bahamuth estava excelente...o Yojimbo...o Anima é que era lindo xD
Ver perfil do usuário
Ike
Otaku
Otaku

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 2:43 pm

E tens esse direito.. . Mas ao menos explica o porquê da opinião. Se não fica vago, fica ao estilo, "é assim porque eu quero" . Essas respostas obrigam as pessoas a conformarem-se e nem vontade dão a ninguem de responder a elas. Por isso pedia mais alguma coisa para alem do "é assim porque eu quero". Quem sabe se nem sequer jogaram o jogo e só preferem um porque não o jogaram, ou que fizeram Skip às cenas. xD
Ver perfil do usuário
Daimon
Japan Freak
Japan Freak

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 2:52 pm

Byakuya...a historia do FFXII, para mim, é bem melhor que a do FFX. É um tema mais adulto, onde há muitos jogos de bastidores. O proprio mundo do FFXII (Ivalice) é bem melhor em todos os aspectos do que o mundo do FFX (Spira). Por exemplo...Spira anda a ser atacada constantemente pelo Sin, mas ninguem faz nada para o impedir. É como se todos aceitassem o que acontece. A propria palete de cores é muito colorida...diria até demais. Já no caso de Ivalice, enquadra-se muito bem no tema. Até a propria relação das personagens entre si é melhor. No FFXII, eles não são nem tentam ser melhores amigos. É apenas um grupo de pessoas, que tem os mesmo objectivos. Se vires o final, percebes o que quero dizer.
Ver perfil do usuário
Byakuya
Geek
Geek

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 2:56 pm

eu nunca fiz skip duma cena num Final Fantasy...eu não gosto porque não gosto deste tipo de histórias a puxar para a politica...e número um porque nem gosto de Ivalice...cópia do advance tactics...as personagens são outras...as únicas de jeito são o Gabranth, o Balthier, a Fran e poucos mais...não gostei do design das personagens neste jogo...no geral achei um Final Fantasy mais mediano que os outros
Ver perfil do usuário
Daimon
Japan Freak
Japan Freak

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 3:04 pm

XD Ivalice não é uma copia do Tactics. É normal passar-se no mesmo mundo visto o produtor ser o mesmo (Yasumi Matsuno). Ivalice apareceu em todos os Tactics, Vagrant Story e FFXII. Mas não é uma cópia, até porque se passa numa outra parte de Ivalice. Se não gostas do tema do FFXII é uma coisa, mas lá que é uma boa historia, lá isso é. Mas tenho que concordar contigo num aspecto, há duas personagens que não fazem falta á historia que são Vaan e Penelo.
Ver perfil do usuário
Byakuya
Geek
Geek

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 3:11 pm

esses podiam muito bem morrer xD
epá eu não gosto de Ivalice, seja cópia ou não dum mundo qualquer...nah gosto xD
Ver perfil do usuário
Ike
Otaku
Otaku

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 3:12 pm

Daimon escreveu:
Byakuya...a historia do FFXII, para mim, é bem melhor que a do FFX. É um tema mais adulto, onde há muitos jogos de bastidores. O proprio mundo do FFXII (Ivalice) é bem melhor em todos os aspectos do que o mundo do FFX (Spira). Por exemplo...Spira anda a ser atacada constantemente pelo Sin, mas ninguem faz nada para o impedir. É como se todos aceitassem o que acontece. A propria palete de cores é muito colorida...diria até demais. Já no caso de Ivalice, enquadra-se muito bem no tema. Até a propria relação das personagens entre si é melhor. No FFXII, eles não são nem tentam ser melhores amigos. É apenas um grupo de pessoas, que tem os mesmo objectivos. Se vires o final, percebes o que quero dizer.

Exactamente o que eu penso. A história do FF XII é bem mais adulta que a do X ou até outro FF até hoje criado. Acho que foram buscar algumas inspirações ao universo Star Wars, o que é uma coisa boa. xD No entanto é totalmente diferente desse universo (antes que alguem que não goste de SW se ponha a dizer que "Ah, então não devo gostar desse jogo". Até as personagens são mais adultas que no X (nota-se pela forma como interejem umas com as outras, ou pelo seu historial. como por exemplo Basch que era um antigo soldado de Dalmasca e que pelos seus actos foi condenado a uma pena).

Hey, Ivalice é um mundo como Gaia e Sphira. O resto é tal e qual como o Daimon disse. Até fiquei a preferir Ivalice aos outros, e sabes porquê? Porque me deu gozo de explorar graças ao facto de nem random battles haverem. xD
Ver perfil do usuário
Daimon
Japan Freak
Japan Freak

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 3:24 pm

A historia do FFXII faz lembrar de alguma forma a do FFVII e do FFVIII, onde um grupo de pessoas, sem sendo amigos, se juntam para um fim comum, havendo pelo meio alguns jogos de bastidores tal como acontece no FXII.

Ivalice é um mundo muito bem contruido, bem melhor que Spira. Só por aparecer em 4 jogos acho que isto já diz da sua qualidade. Mas pelas tuas palavras, nem deste a hipotese ao jogo....foi olhar para ele e dizer..."não gosto".
Ver perfil do usuário
Ike
Otaku
Otaku

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 3:30 pm

Sim, os tipicos "rebeldes" que se formam para lutar contra algo como o império (a mim isso só me lembra Star Wars).
Ivalice no XII é a coisa mais bonita de sempre. Está cheia de promenores, ainda mais que Sphira. Algumas cidades são do mais bonito que existe, lembrando alguns monomentos o antigo gótico devido à sua monumentalidade. xP Muito bom. Mas há alguns sitios em sphira no FF X que me marcaram positivamente.
Ver perfil do usuário
Byakuya
Geek
Geek

Masculino

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 3:37 pm

eu dei hipótese ao jogo...joguei-o até ao fim depois de o largar um bocado porque até comecei a jogar demais pois estava a gostar do sistemas de batalhas e queria dominar aquilo xD
eu nunca disse que não gosto do jogo...eu gostei do jogo mas apenas não tanto como o Final Fantasy X por exemplo
e ao principio até estava a gostar bastante dos cenários do jogo...diga-se de passagem que as cidades do Final Fantasy XII são bem mais bonitas que outro Final Fantasy qualquer...mas no geral é o que digo...não gosto do enquadramento do jogo
Ver perfil do usuário
Mi-na
Nerd
Nerd

Feminino
Número de Mensagens : 133

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   Sex Maio 16, 2008 10:52 pm

Foi um dos primeiros RPGs que joguei.
Apaixonei-me completamente, e desde então tenha sido uma grande grande fã da série.
Os meus favoritos são os mais antigos (isso provavelmente porque gosto de jogos antigos em geral) mas os mais recentes não me desapontaram nunca ^^
Ver perfil do usuário http://usna.awardspace.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Final Fantasy   

Final Fantasy
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [Comentários] Toei Animation - Filme em CG Saint Seiya
» Confraternização de final de ano da turma do Café ! 08/12/2012
» pin final da Liga Europa
» Secret Story - Desafio Final 3 [II]